Press "Enter" to skip to content

Floresta iluminada – energia solar no Pará

A série de vídeos “Floresta Iluminada – Energia Limpa para os povos da Amazônia” aborda as possíveis soluções para prover comunidades da Amazônia com energia sustentável. A série foi produzida pelo Instituto Socioambiental – ISA -, organização brasileira sem fins lucrativos.

O ISA trabalha na defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos.

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia – MME -, a energia elétrica ainda não chegou a pelo menos 500 mil famílias no país. Desse total, 70% delas vivem na Amazônia – milhares de pessoas que não contam com eletricidade para se comunicar, trabalhar, o transporte e outras funções.

A série é composta por três episódios, cada um abordando um território amazônico diferente, nos quais fontes de energia limpa e alternativa estão sendo implementadas. O episódio acima apresenta o ‘Projeto Eletricistas do Sol’, na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, estado do Pará.

Além da implantação de painéis solares, o projeto incluiu também o treinamento de pessoas na instalação e manutenção dos sistema elétricos. A partir da instalação da nova fonte de energia, a comunidade da reserva pode desenvolver novas atividades econômicas.

Fonte: ISA

%d blogueiros gostam disto: