Press "Enter" to skip to content

Fatos florestais – conservação e agropecuária no Brasil

Iniciativa do Observatório do Clima e outros parceiros, o vídeo intitulado ‘Fatos Florestais’ aborda dados sobre o uso da terra e as áreas protegidas no Brasil.

O vídeo foi criado para informar o público a respeito do tema. De acordo com o Observatório do Clima, recentemente tem circulado no país discursos que distorcem os dados e procuram levar o público ao equívoco – uma espécie de negacionismo da agropecuária e da conservação.

Por exemplo, entre os argumentos falaciosos se inclui a afirmação de que o Brasil conta com tantas áreas protegidas e terras indígenas que, como consequência, a expansão da agropecuária fica limitada.

A fim de joga luz sobre o tema, o vídeo levantou informações de duas fontes públicas. De um lado, o Atlas da Agropecuária Brasileira, elaborado pela Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo – Esalq/USP e pelo Imaflora. O Atlas realizou o mapeamento fundiário do país.

De outro lado, as alterações da cobertura vegetal no Brasil, registradas nos últimos 35 anos, foram retiradas do projeto Mapbiomas. Produzido em conjunto por mais de 20 instituições, o projeto consiste no maior e mais complexo levantamento disponível sobre o uso e ocupação do solo brasileiro.

Apresentado pelo engenheiro florestal Tasso Azevedo, do Observatório do Clima, o vídeo mostra com honestidade os dados sobre várias questões ligadas à conservação e a agropecuária. Entre elas, qual o país com a maior quantidade de florestas, se o Brasil é o país com mais áreas protegidas no mundo, ou qual a extensão da área de agropecuária no país.

Fonte: Observatório do Clima

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: