Press "Enter" to skip to content

Experimento sobre o efeito estufa

Produzido pela Agência Espacial Brasileira e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, o vídeo traz um experimento simples sobre o efeito estufa.

Com uma caixa de papelão, dois copos de água, filme plástico, papel alumínio e luz do sol, é possível produzir condições em que o ambiente no interior da caixa fica mais quente do que no lado de fora.

Depois de forrar o interior da caixa com papel alumínio, coloca-se um dos copos com água no interior. A caixa, com o copo dentro, deve ser completamente fechada com o filme plástico.

Para iniciar o experimento sobre o efeito estufa, basta colocar a caixa e o segundo copo de água debaixo da luz do sol. Uma lâmpada de potência maior pode ser utilizada no lugar da luz do sol. A caixa e o segundo copo devem ficar sob a luz por 10 minutos.

Passado esse tempo, abre-se a caixa. Com a ponta dos dedos, é possível comparar a temperatura da água do copo que ficou no interior da caixa com a temperatura da água que estava do lado de fora. O copo do interior da caixa apresentará temperatura da água mais quente.

Por que a diferença? A luz solar penetra no interior da caixa, atravessando o filme plástico – que é transparente. Mas parte da luz é absorvida pela superfície do papel alumínio e se transforma em calor. O ar no interior da caixa, por sua vez, absorve esse calor e se aquece.

O ar no interior da caixa está preso por causa do filme plástico. O calor se dissipa menos, fazendo com que a temperatura interna da caixa se eleve mais do que a temperatura do lado de fora. O copo de água no interior da caixa absorve o calor adicional, ficando mais quente do que o copo do lado de fora da caixa.

O sistema climático terrestre também possui essa propriedade de armazenar parte da radiação solar. Em particular, a atmosfera evita que parte do calor absorvido pelo planeta escape para o espaço. Dessa forma, o sistema climático se aquece. É o chamado efeito estufa.

Fonte: CCST INPE

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: