Press "Enter" to skip to content

Experimento sobre a pressão atmosférica

O centro científico Royal Meteorological Society, do Reino Unido, elaborou um experimento para discutir o conceito de pressão atmosférica.

As medidas da pressão do ar na superfície terrestre refletem a quantidade de ar acima de nós. Se a pressão atmosférica cai, é sinal de que há menos ar acima de nós. Se a pressão aumenta, há mais ar.

Para realizar o experimento, é necessário:

  • um copo de vidro;
  • fósforos;
  • água;
  • colorante para água;
  • um prato fundo ou pires.

Coloca-se um pouco de água no prato fundo ou pires, misturando-se em seguida o colorante. A vela é então posta no centro do prato e acesa. Com cuidado, leva-se o copo, de boca para baixo, por cima da vela até que ele esteja em pé no prato.

Uma vez fechada no interior do copo, a vela consome todo o oxigênio disponível antes de apagar. O ar dentro do copo se esfria e, com isso, a pressão do ar diminui para baixo da pressão atmosférica. O ar do lado de fora empurra a água para o interior do copo, até que a pressão no interior e no exterior volte ao equilíbrio.

A pressão atmosférica está relacionada com a temperatura do ar. Quanto menor a temperatura, menor a pressão, e vice-versa.

O experimento também serve para ilustrar o que acontece durante tempestades no mar. Elas fazem com que a pressão atmosférica sobre a superfície da água no local diminua. Dessa forma, o nível da água em regiões de tempestade pode subir.

Fonte: Royal Meteorological Society

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: