Press "Enter" to skip to content

Experimento peso do ar

O centro científico Royal Meteorological Society, do Reino Unido, elaborou um experimento simples a respeito da pressão do ar.

As medidas da pressão do ar na superfície terrestre refletem a quantidade de ar acima de nós. Se a pressão atmosférica cai, é sinal de que há menos ar. Se a pressão aumenta, há mais ar.

Para realizar o experimento, bastam apenas dois desentupidores de pia.

O primeiro passo é pedir a duas pessoas para segurar os desentupidores. Depois, deve-se pedir a elas para colocar os dois desentupidores com boca de um junto à do outro, mas sem pressioná-los. Então, deve-se pedir para os separar, uma tarefa muito fácil.

No segundo passo, repete-se o mesmo procedimento, só que um desentupidor deve ser pressionado contra o outro, forçando todo o ar entre eles para fora. Dessa vez, separá-los parecerá uma tarefa quase impossível.

A dificuldade é provocada pelo fato de que a pressão do ar no exterior ser muito maior do que a pressão no interior das bocas unidas dos desentupidores. É preciso superar a pressão do ar para separar os desentupidores.

A circulação da atmosfera e dos oceanos, ou sistemas meteorológicos de menor escala, são todos movidos por diferenças de pressão. O ar e a água tendem a se mover de pontos de alta pressão para pontos de menor pressão.

Fonte: Royal Meteorological Society

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: