Press "Enter" to skip to content

Evolução do aquecimento global ao longo das décadas

Uma das questões discutidas pela ciência do clima se relaciona ao motivo pelo qual a temperatura média da superfície do planeta não aumenta no mesmo ritmo do incremento da concentração atmosférica de gases de efeito estufa. Enquanto a concentração de gases subiu de modo relativamente constante, a temperatura média global passou por flutuações (ver imagem acima, retirada do estudo).

Avaliando essa discrepância, um estudo publicado na revista Nature Climate Change sugere que as variações na temperatura média do planeta são especialmente influenciadas pelas múltiplas bacias oceânicas e as respectivas temperaturas da superfície da água.

Utilizando modelos climáticos, os cientistas confirmaram a relevância da temperatura do oceano Pacífico na taxa de crescimento do aquecimento global. Também verificaram que outras bacias, como a do Atlântico e do Sul, apresentam um papel fundamental no controle da temperatura media global. Os resultados podem contribuir no aperfeiçoamento dos modelos climáticos e das previsões de aquecimento futuro.

O estudo pode ser acessado aqui (doi:10.1038/nclimate3304).

One Comment

  1. […] pode ser associada a mudanças na absorção de calor pelos oceanos e sua redistribuição, gerando variações climáticas plurianuais ou durante décadas. O grande desafio para a ciência é compreender como as diferentes bacias oceânicas estão […]

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: