Press "Enter" to skip to content

Espremer até a última gota de petróleo

A extração fácil de petróleo está com os dias contados. Recursos inestimáveis para o estilo de vida das sociedades modernas, é preciso, segundo cientista da Arábia Saudita, revolucionar o modo como lidamos com essa matéria-prima.

O perfil da produção mundial de petróleo e gás natural está mudando. Novos métodos de recuperação das reservas devem ser desenvolvidos para preencher a lacuna até que se encontrem combustíveis alternativos para o futuro.

Segundo o cientista, há dois objetivos fundamentais. O primeiro deles é a implementação do gerenciamento de longo prazo dos campos de petróleo e gás, de forma a maximizar a recuperação final. Torna-se cada vez mais importante extrair a maior quantidade possível de combustíveis fósseis de cada campo.

O segundo objetivo diz respeito à manutenção dos custos de produção em patamares razoáveis.

A fim de atender a esses objetivos, a solução apontada pelo cientista é a criação de novos métodos de recuperação de petróleo e gás. Em especial, pelo avanço de pesquisas interdisciplinares sobre o fluxo de fluidos em formações geológicas complexas.

Entre os exemplos de tecnologias, inclui-se o uso de água, calor e produtos químicos para extração de reservas de xisto.

Inevitavelmente, a indústria de combustíveis fósseis terá de mudar dramaticamente em função do aquecimento global. Mas isso talvez não seja suficiente. O uso do petróleo e gás também precisa mudar, levando em conta sua conservação e uso racional.

Fonte: Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah
Imagem: Pixabay

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: