Press "Enter" to skip to content

Espécies tropicais ameaçadas pela mudança do clima

O aumento da temperatura pode ameaçar a sobrevivência de aves tropicais, indica estudo de pesquisadores de universidades do Canadá e do Reino Unido. As alterações no clima provocadas pelo aquecimento global podem influenciar a sobrevivência de aves canoras – aquelas com a habilidade natural de cantar ou gorjear.

O estudo teve duração de 15 anos e se baseou no monitoramento da população de uma espécie de ave na Área de Conservação de Guanacaste, na Costa Rica. O objetivo foi analisar se a temperatura e o regime de chuvas interferia na sobrevivência das aves.

Todos os anos, os pesquisadores capturavam indivíduos em redes de neblina, e os marcavam com anéis individuais. O monitoramento também incluía o acompanhamento dos indivíduos marcados, identificando se as aves ainda continuavam vivas ou quais haviam morrido.

Os trópicos concentram a maior parte da biodiversidade do mundo, bem como da maioria das aves, ressaltou um dos pesquisadores. Daí a importância de estudos direcionados à análise de como o clima afeta a sobrevivência das espécies tropicais.

Segundo o pesquisador, as pesquisas anteriores tendiam a focar em pássaros migratórios ou aves que vivem em ambientes temperados.

O clima da região da Área de Conservação de Guanacaste, na Costa Rica, é marcado por duas estações. Entre dezembro e maio ocorre o período seco, e no restante do ano, o período de chuvas tropicais.

O estudo comparou as informações do monitoramento da população da ave com os dados climatológicos. Ao avaliar a taxa de mortalidade, os pesquisadores notaram uma forte co-relação com as condições climáticas. Quanto mais alta a temperatura registrada, maiores as taxas de mortalidade.

As variações na taxa de mortalidade foram mais sensíveis às condições climáticas na estação seca, sendo mais pronunciada junto aos machos. Em geral, as fêmeas tiveram uma sobrevida menor do que os machos, mas a sobrevivência feminina não sofreu uma influência forte da variação da temperatura.

Com isso, o estudo mostrou que o clima local tem um efeito direto sobre a sobrevivência da espécie analisada, variando entre machos e fêmeas. Os pesquisadores alertaram para a necessidade de mais pesquisas sobre a relação entre o clima e outras espécies de animais.

O vídeo abaixo traz um macho da espécie avaliada no estudo,  de nome científico Thryophilus rufalbus, cantando:

Fonte: Universidade de Windsor
Imagem: Flickr/Tom Benson

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: