Press "Enter" to skip to content

Entrevista com cientista Carlos Nobre

O vídeo acima apresenta episódio do programa Ponto de Vista, da TV Câmara, no qual o cientista brasileiro Carlos Nobre é entrevistado. Ele aborda os avanços e retrocessos dos tratados internacionais das mudanças climáticas, em especial a última conferência do clima, a COP23, realizada em Bonn, na Alemanha.

Ele explica as metas do acordo climático de Paris, de 2015, em limitar o aquecimento global a no máximo 20C acima dos níveis pré-industriais, com esforços para que seja de até 1,50C. Discute também o conceito de justiça climática, que trata da questão de como compensar países que sofrem os impactos das mudanças climáticas sem que tenham contribuído para o problema.

Carlos Nobre trata também do protagonismo brasileiro na cenário internacional. No âmbito do acordo de Paris, o Brasil apresentou o mais ambicioso plano de redução das emissões entre todos os países. Mas esse protagonismo tem sido ameaçado, nos últimos anos, pelo recrudescimento do desmatamento, em especial na Amazônia e no Cerrado.

O último aspecto abordado são as opções brasileira para geração de energia renovável.

Fonte: TV Câmara

%d blogueiros gostam disto: