Série histórica de gases de efeito estufa

CO2

Registros da concentração atmosférica de gases de efeito estufa dos últimos 800.000 anos sugerem que o nível atual de concentração é muito superior ao historicamente observado.  Todavia, o conjunto de dados e tendências de concentração atmosférica se mantinha usualmente focado nas décadas mais recentes, a partir dos 1980’s.

Recentemente, foi publicada uma nova compilação de várias séries de dados históricas, mais abrangente e de maior qualidade. A ênfase se dá no período entre 1850-2014 , mas inclui também informações dos últimos 2.000 anos.

O estudo apresenta as concentrações atmosféricas de CO2 (o gráfico acima, retirado do estudo, ilustra o aumento das concentrações atmosféricas entre 1700 e 2010), metano e óxido de nitrogênio – N2O, além de outros 40 tipos de gases de efeito estufa. Para o ano de 1815, tomado como referência pre-industrial (marcado com um círculo no gráfico), a média anual da concentração de CO2 na atmosfera foi de 284.3 ppm.

A séria poderá ser utilizada em modelos climáticos para a avaliação o processo de mudança climática em curso no planeta.

O estudo pode ser acessado clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *