Press "Enter" to skip to content

Climate lab: os cientistas não são bons divulgadores do tema do aquecimento global

Produzido pela Universidade da Califórnia em parceria com o canal de comunicação Vox, ambos dos Estados Unidos, a série ‘Climate Lab’ aborda as mudanças climáticas e o trabalho desenvolvido na universidade direcionado a ações de mitigação e adaptação. O episódio selecionado acima trata da comunicação do tema do aquecimento global pelos cientistas.

O vídeo discute os limites dos cientistas em comunicar o tema do aquecimento global e das mudanças climáticas. Ele mostra o exemplo do cientista Veerabhadran Ramanathan, do Instituto de Oceanografia da Universidade da Califórnia. Há décadas o cientista tem se engajado na divulgação das mudanças climáticas. Mas foi somente após uma conversa de 3 minutos com o Papa Francisco, em 2014, que a mensagem se espalhou pelo mundo.

Veerabhadran disse ao Papa Francisco que as mudanças climáticas eram um problema moral e ético. As emissões de gases de efeito estufa são causados pelo 1 bilhão de pessoas mais ricas do planeta, enquanto que os impactos devem ser mais significativos para os 3 bilhões mais pobres. O Papa não apenas inclui o tema em seu discurso; ele também envolveu toda a Igreja Católica no combate ao aquecimento global.

Fonte: Universidade da Califórnia

%d blogueiros gostam disto: