Press "Enter" to skip to content

Climas do futuro

CLIMAS

Um dos impactos das mudanças climáticas recairá sobre os diversos climas do planeta. Alterações nos padrões de temperatura e precipitação poderão fazer com que o clima de uma determinada região geográfica se torne estatísticamente divergente daquele experimentado no presente. Alguns padrões climáticos desaparecerão, enquanto outros, não observados no presente, surgirão.

Um dos métodos utilizados para avaliar futuras alterações climáticas é a partir de analogias. Avaliando estatísticamente a previsão futura de uma determinada região, é possível indicar se o clima irá se tornar análogo ao clima atualmente existente em outra região. Por exemplo, se um clima semi-árido de uma área A irá se converter em um clima árido, semelhante ao atualmente observado em uma área B.

Partindo de simulações realizadas em modelos climáticos, um time de pesquisadores estimou globalmente as variações de temperatura e chuva, de acordo com as estações do ano. Em grande extensão do planeta, especialmente na região dos trópicos e subtrópicos, os climas projetados para o futuro não encontram nenhuma analogia com climas observados no presente (áreas vermelhas do quadro da direita, na imagem acima, retirada do estudo). Nessas áreas, novos climas substituirão os climas observados na atualidade, que desaparecerão (áreas vermelhas do quadro da esquerda).

O estudo pode ser acessado aqui.

%d blogueiros gostam disto: