Press "Enter" to skip to content

Novos climas futuros nos trópicos

O aquecimento global irá introduzir modificações nos climas ao redor do mundo. Levando-se em consideração os ciclos ciclos sazonais de temperatura e precipitação, as projeções de cenários futuros indicam, em especial nos trópicos e sub-trópicos, o aparecimento de novos climas, alertou estudo de pesquisadores de universidades da Suíça.

Uma das motivações do estudo foi responder a pergunta: o clima atual de um determinado local ainda existirá no futuro? Discutir as possíveis modificações nos tipos de clima das diferentes regiões geográficas pode auxiliar na comunicação e compreensão dos impactos do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Baseando-se em múltiplas projeções de modelos cenários, e incorporando os padrões sazonais da temperatura e da precipitação, os pesquisadores investigaram como o clima se modificaria em cenários futuros de aquecimento global.

O estudo explorou se o clima de um local se converteria em um outro tipo de clima, existente no presente em uma outra região geográfica. Por exemplo, se um lugar com clima atual semi-árido passaria a um clima árido.

Ou então se as mudanças levem a um clima sem nada análogo no presente – portanto, a um tipo novo de clima. Finalmente, também foi caracterizada a fração global de área cujo clima atual não encontraria nada parecido no futuro – ou seja, deixaria de existir.

Para o cenário de aquecimento global de 1,5° C em relação ao período entre 1986 e 2005, cerca de 15% da terra global passaria a conviver com novos climas.

Em um cenário de aquecimento global de 2° C em relação ao período entre 1986 e 2005, estimou-se em 21% a fração terrestre global que experimentaria novos climas em relação ao ciclo sazonal de temperatura e precipitação. Uma fração semelhante veria os climas atuais desaparecerem.

As mudanças se agravariam conforme o grau de aquecimento global. Em um cenário de aumento das temperaturas em 4° C, o estudo sugeriu que mais de um terço da superfície terrestre veria emergir um novo tipo de clima.

Os tipos de clima registrados atualmente nos trópicos, sub-trópicos e no Ártico se mostraram os mais propensos a desaparecer no futuro.

Mais informações: Dahinden, F., Fischer, E. M., & Knutti, R. (2017). Future local climate unlike currently observed anywhere. Environmental Research Letters12(8), 084004.
Imagem: adaptado da figura 2 do estudo – mapa de climas novos e que desaparecerão em um cenário de 2ºC de aquecimento.

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: