Press "Enter" to skip to content

Cientistas contra o negacionismo

DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS, INPE – Thelma Krug, Jean Ometto, Luiz Aragão e Lúbia Vinhas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), produziram documento técnico sobre questões climáticas globais. O objetivo é esclarecer que as evidências físicas são robustas e suficientes para atribuir a influência humana no clima global e, também, explicar como a ciência determina as causas das mudanças observadas no planeta.

Para os cientistas, o ponto de discussão atual não é mais se as mudanças climáticas são causadas ou não pelos seres humanos, e sim que o clima está mudando e seus impactos atuais e futuros afetam e continuarão afetando diretamente a humanidade.

O documento, entregue pelo diretor do INPE Ricardo Galvão ao ministro Marcos Pontes, aborda as consequências de se negar a existência de um processo tão crítico. Também mostra que o combate ao aquecimento global não desvia atenções e recursos das emergências reais e, principalmente, que o Brasil possui todas as condições para demonstrar ao mundo que existem formas inovadoras e modernas de se desenvolver.

Fonte: INPE
Imagem: INPE – laboratório de computação para o clima

 

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: