Press "Enter" to skip to content

Imagem de calotas polares e picos brasileiros

As calotas polares são massas de gelo de gigantescas proporções. O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC, na sigla em inglês – define calota polar como a massa de gelo terrestre de tamanho continental que é suficientemente espessa para cobrir a maior parte do leito rochoso.

No presente, existem somente duas calotas polares no mundo, a da Groenlândia e a da Antártica. Mas durante os períodos de glaciação, outras calotas se formam em regiões de alta latitude do hemisfério norte.

Para se ter uma idéia do tamanho das calotas polares, estima-se que se todo o gelo da Groenlândia derretesse, o nível do mar subiria cerca de 7 metros. No caso da Antártica, o aumento seria em torno de 60 metros.

A fim de facilitar a visualização da quantidade de gelo, o Ciência e Clima criou a ilustração acima. Ela compara a altitude de três picos brasileiros com a espessura média e máxima das calotas polares da Groenlândia e da Antártica.

O Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil, tem em altura quase o mesmo do que o ponto de maior espessura do gelo da Groenlândia. Mas é significativamente menor do que o ponto mais espesso da calota polar da Antártica.

One Comment

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: