Press "Enter" to skip to content

Aumento do nível do mar caso o acordo de Paris seja cumprido

Qual será o aumento do nível do mar, caso as metas do acordo climático de Paris fossem alcançadas? Para responder essa pergunta, estudo de cientistas da Dinamarca e do Reino Unido estimou o aumento do nível do mar para cenários em que o aquecimento global atingiria 1.5°C ou 2°C acima dos níveis pré-industriais. O nível médio do mar poderia subir entre 44 cm e 68 cm até 2100.

O acordo climático de Paris foi firmado com o objetivo de manter a temperatura média global bem abaixo de 2°C acima dos níveis pré-industriais. Esforços devem ser realizados para a temperatura fique limitada a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. Segundo o estudo, o acordo foi ratificado até o momento por 170 países, abrangendo cerca de 88% das emissões globais de gases de efeito estufa.

Dessa forma, o acordo de Paris incluiu dois diferentes cenários futuros de temperatura média global, um com 1,5°C e outro de 2°C. Desde a ratificação do acordo, a comunidade científica passou a comparar a resposta do sistema climático sob os dois cenários. Seguindo a mesma linha, o estudo investigou quais seriam as alterações no nível do mar para os dois cenários.

Cinco componentes estão envolvidos no aumento do nível do mar, lembram os cientistas. O acúmulo de calor leva à expansão térmica das águas dos oceanos. O  derretimento das geleiras continentais contribui para o aumento do volume dos oceanos, bem como o derretimento da calota polar da Groenlândia, e o derretimento da calota polar da Antártica. O último componente diz respeito à hidrologia terrestre.

A partir de projeções de modelos climáticos para os dois cenários de temperatura, os cientistas calcularam a contribuição individual de cada um dos componentes para o aumento do nível do mar. A partir daí, projetaram o aumento do nível médio global e também de níveis regionais ao longo do século 21, até o ano de 2100. Eles também incluíram uma análise integrada dos componentes ao aquecimento. 

No cenário de aquecimento global de 1,5°C, o estudo sugeriu que o aumento médio do nível do mar seria de 44 cm até 2100 – considerando uma faixa entre 30 e 58 cm. No cenário de 2°C, o aumento médio seria de 50 cm, para uma faixa entre 36 e 65 cm. Na abordagem integrada, a estimativa de crescimento foi maior. No cenário de 1,5°C, obteve-se a média de 57 cm de aumento até 2100, para uma faixa entre 28 e 93 cm. No cenário de 2 ° C, o aumento médio foi estimado em 68 cm – abrangendo uma faixa entre 32 e 117 cm.

Há muitas incertezas no cálculo do aumento futuro do nível do mar. O conhecimento científico atual indique um pequeno aumento em cenários de baixas emissões. Contudo, a contribuição das calotas polares da Groenlândia e da Antártica pode estar subestimada. E até que o sistema climático reestabeleça o equilíbrio, o nível do mar continuará a subir após 2100.

Mais informações: 21st century sea-level rise in line with the Paris accord
Imagem: figura 3 do estudo – projeções de aumento do nível do mar até 2100

One Comment

Comments are closed, but <a href="https://cienciaeclima.com.br/aumento-nivel-do-mar-acordo-de-pais/trackback/" title="Trackback URL for this post">trackbacks</a> and pingbacks are open.

%d blogueiros gostam disto: