Press "Enter" to skip to content

Aumento das temperaturas médias nacionais

Produzida pelo centro de pesquisa Berkeley Earth, nos Estados Unidos, a animação acima mostra como as temperaturas médias anuais mudaram para diferentes países e regiões do mundo entre 1850 a 2018.

O centro de pesquisa reúne cientistas e tem como foco o tema do aquecimento global e das mudanças climáticas. Ele é responsável por produzir uma série independente de dados sobre da temperatura média global, comumente utilizada em estudos e pesquisas.

A atualização da série de dados da temperatura indicou que 2018 foi provavelmente o quarto ano mais quente de todo o período histórico. A temperatura média global em 2018 ficou abaixo somente dos anos 2015, 2016 e 2017. A diferença entre os anos recentes reflete a variabilidade natural de curto prazo.

A tendência de longo prazo do aquecimento global permanece inalterada. O sistema climático terrestre continuará a acumular energia à medida que se mantenham ou cresçam a taxa atual de emissão de gases de efeito estufa.

Na animação, cada círculo indica a média de 12 meses da temperatura nacional ou, quando for o caso, regional. As temperaturas de cada ano são comparadas com a temperatura média registrada no período entre 1951 e 1980.

As cores azuis apontam temperaturas menores do que a média de 1951-1980, enquanto que as cores amarela e vermelhas, temperaturas maiores. O tamanho do círculo reflete a diferença entre a média de 1951-1980 e a média observada em um ano específico – quanto maior o círculo, maior a diferença.

É possível verificar um predomínio de temperaturas nacionais médias mais baixas nas primeiras décadas após 1850. Esse padrão começa a desaparecer no início do século XX, e chega ao fim em meados do século passado.

Particularmente a partir da década de 1990, passa a predominar temperaturas nacionais médias cada vez mais significativamente maiores. Uma aceleração do aquecimento em todas as partes do mundo se registra.

Fonte: Berkeley Earth

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: