Press "Enter" to skip to content

As mudanças climáticas na Groenlândia

Produzido pela rede de televisão australiana ABC, o vídeo acima (em inglês) traz uma reportagem sobre as mudanças climáticas em curso na Groenlândia. Se diversos países estão lutando para limitar o aquecimento global, muitas pessoas na Gronelândia vêem benefícios no aumento da temperatura.

A alteração no clima leva a mudanças na paisagem. Os verões estão se tornando mais secos. As geleiras da calota polar da Groenlândia estão em desequilíbrio com as novas condições climáticas. Elas perdem mais gelo durante a estação quente do que ganham durante o inverno, e por isso estão diminuindo. A taxa de derretimento está acelerando.

Mas o lugar no planeta mais afetado pelas alterações do clima talvez seja o menos preocupado. Um aumento das temperaturas seria bem-vindo no país. O problema é que as temperaturas mais quentes são acompanhadas de uma maior flutuação nas condições climáticas, dificultando, por exemplo, a agropecuária local.

 Há um setor que tem se beneficiado das mudanças: a pesca. A calota polar ocupa quase 80% da Groenlândia, o que significa que boa parte da população têm que ganhar a vida na costa.

Além de peixes de água fria, a partir de 7 anos atrás, os pescadores passaram a capturam também nas águas regionais peixes de regiões mais quente, como cavala e atum. As novas espécies de peixe ajudaram a economia do país crescer 4,6% em 2016.

Fonte: ABC

One Comment

Comments are closed, but <a href="https://cienciaeclima.com.br/as-mudancas-climaticas-na-groenlandia/trackback/" title="Trackback URL for this post">trackbacks</a> and pingbacks are open.