Press "Enter" to skip to content

As gerações da era do aquecimento global

As gerações mais novas nunca viveram anos mais frios do que a média. Eles nasceram em meio à tendência de aquecimento global, o que fez com que a temperatura permanecesse subindo. Aqueles com menos de 43 anos de idade nunca experimentaram um ano com a temperatura média global nos continentes abaixo da média observada para todo o século 20.

Vários centros de pesquisa calculam a temperatura média de cada mês e de cada ano da superfície dos continentes, tanto para todo o planeta quanto para diferentes regiões. Um deles é o Centro de Informações Ambientais da Agência da Administração Nacional da Atmosfera e dos Oceanos – NOAA, na sigla em inglês – dos Estados Unidos.

A partir dos dados disponibilizados pelo centro, verifica-se que o último ano em que a temperatura média global anual esteve abaixo da média entre 1901 e 2000 foi no ano de 1976. Foi a última vez que a temperatura média anual global esteve abaixo da média. Ela ficou -0,22ºC mais baixa.

A América do Sul acompanhou o registrado globalmente, e 1976 marcou a última vez em que a temperatura média do continente esteve abaixo da média regional do período entre 1901 e 2000. Os sul-americanos nascidos em 1976 vieram ao mundo quando a temperatura do continente ficou -0,09ºC menor do que a média do século.

O quadro se altera um pouco quando se passa a avaliar os meses em vez do ano. Quando foi a última vez em que ocorreu um mês com temperatura abaixo da média do século 20? Aqui a resposta varia, considerando a temperatura média global e a temperatura média da América do Sul.

Somente as pessoas com 25 anos ou mais tinham nascido quando o planeta registrou pela última vez um mês cuja temperatura esteve abaixo da média. Isso aconteceu em fevereiro do no ano de 1994, quando a temperatura média global do mês ficou – 0,22ºC abaixo da média para o mês de fevereiro entre 1901 e 2000.

Considerando somente as temperaturas registradas na América do Sul, em 2007 os termômetros marcaram temperaturas abaixo da média do século 20 pela última vez. Nesse ano, maio apresentou temperatura -0,02ºC e agosto -0,11ºC abaixo da média. É preciso ter doze anos hoje para dizer que viveu um mês com temperaturas menores do que a média do século passado.

São as gerações que praticamente nunca experimentaram anos ou até mesmo meses frios. Se a tendência de aquecimento se continuar, elas se tornarão as gerações sobre as quais recairá as consequências. A ciência alerta: quanto mais se demora a reversão do aquecimento, mais graves e negativas serão as consequências.

Dados: NOAA – Centro de Informações Ambientais
Gráfico: Ciência e Clima

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: