Press "Enter" to skip to content

Aquíferos e mudanças climáticas

O programa ‘Desafio Serrapilheira’, da instituição privada sem fins lucrativos de mesmo nome, constitui uma série de vídeos nos quais jovens cientistas brasileiros são convidados a apresentar a pesquisa que realizam.

A ideia é fazer com que os cientistas se comuniquem para um entre três perfis diferentes de público: uma criança de 10 anos, um universitário e um especialista da área. A proposta é promover a divulgação das atividades científicas brasileira.

No episódio acima, o biólogo Pedro Meirelles, da Universidade Federal da Bahia – UFBA -, apresenta a pesquisa que realiza sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas.

O cientista explica que o aquecimento global e as mudanças climáticas tem origem nas emissões humanas de gases de efeito estufa. As emissões levam ao aumento das concentrações atmosféricas dos gases, fazendo com que o sistema climático acumule mais energia.

O trabalho desenvolvido pelo biólogo busca compreender o papel de microrganismos no ciclo do carbono e sua influência sobre a qualidade da água dos aquíferos. Incluindo coletas de água, avaliação de condições ambientais e análises em laboratório – inclusive genéticas -, a pesquisa tenta identificar os impactos das mudanças climáticas futuras sobre os microrganismos e os aquíferos.

Fonte: Instituto Serrapilheira

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: