Press "Enter" to skip to content

Aquecimento prejudicará qualidade da pastagem

Reportagem do programa AGRO RECORD, exibido em maio deste ano, aborda um possível impacto do aquecimento global sobre a qualidade das pastagens no Brasil.

Ele aborda um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto. O estudo aponta que o aumento das temperaturas irá prejudicar as pastagens, com potenciais prejuízos econômicos para os produtores rurais.

O problema seria uma perda de qualidade das pastagem. Em resposta às condições ambientais mais quentes, o estudo indicou que as plantas deverão ajustar seu crescimento e processos fisiológicos. Com isso, deverão produzir menos biomassa nas folhas, que também perdem proteínas e ganham fibras.

Do ponto de vista nutricional, o pasto se tornará uma fonte de alimento mais pobre. Em consequência, o produtor rural, para manter os mesmos níveis produtivos atuais, talvez se verá obrigado a complementar a alimentação do rebanho com ração.

Esse efeito de perda nutricional das plantas não ficará limitado às pastagens. Pesquisas científicas anteriores ressaltaram como as maiores concentrações de dióxido de carbono – CO2 – e o aumento das temperaturas levará a uma redução nutricional de diversos cultivos.

Fonte: Record TV Vale
Imagem: Flickr/ Antonio da Silva Martins

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: