Press "Enter" to skip to content

O derretimento das calotas polares e o aumento do nível do mar

O projeto ‘Earth 101’ é desenvolvido na cidade de Reykjavik, capital da Islândia. Por meio de conferências, cinegrafistas e pesquisadores da ciência climática se reúnem para discutir o aquecimento global e as mudanças climáticas. O objetivo é engajar os dois públicos, de modo a contribuir na mediação e divulgação pública do tema.

No vídeo acima (em inglês), o professor Stefan Rahmstorf, da Universidade de Postdam, explica como o aquecimento global leva a situações de instabilidade das calotas polares da Groenlândia e da Antártica. Nas próximas décadas, existe a possibilidade de ultrapassar o limite a partir do qual a calota polar da Groenlândia se torna instável, caso o aquecimento continue.

No caso do oeste da Antártica, estudos recentes sugerem que esse limite já foi ultrapassado, e as geleiras da região entraram em um processo de derretimento irreversível. Ao longo dos próximos séculos, o derretimento da calota polar do oeste da Antártica poderá implicar em um aumento de 3 metros no nível do mar.

Fonte: Earth 101

Comments are closed.