Press "Enter" to skip to content

O aquecimento global pode se intensificar no futuro

O aquecimento global pode gerar alterações no sistema climático que reforcem ainda mais a tendência de aquecimento no futuro, alerta estudo de cientistas do Reino Unido. Eles avaliaram os efeitos que seriam causados se as concentrações atmosféricas de dióxido de carbono – CO2 – alcançassem o dobro do nível pré-industrial.

O estudo analisou um conjunto de simulações de modelos climáticos com o objetivo de identificar as respostas dos diferentes componentes do sistema climático ao aquecimento global. Em cenários em que se dobrava a concentração de CO2, correspondendo a 560 partes por milhão – ppm, todos os modelos responderam com mudanças significativas no sistema.

Em geral, as mudanças estiveram relacionadas com o perfil da temperatura da troposfera, a camada inferior da atmosfera onde ocorrem os fenômenos climáticos. Uma das evidências do presente aquecimento global é o fato de que o alto da troposfera está aquecendo mais rápido do que o nível inferior, na superfície do planeta.

Mas os modelos indicaram que, em resposta aos maiores níveis de CO, o aumento de temperatura na superfície dos oceanos e na superfície terrestre tornaria essa diferença de temperatura entre s camadas superior e inferior da troposfera menor.

De acordo com os cientistas, observações da cobertura de nuvens apontam para uma tendência de redução de cobertura, validando os efeitos simulados pelos modelos. À medida que o tempo avança, o aquecimento global poderá se tornar mais intenso em funções de modificações do sistema climático.

É preciso agir com urgência para mitigar as emissões de gases de efeito estufa, ressalta o estudo. No curso atual, as mudanças climáticas podem trazer impactos mais severos no futuro.

Fonte: Universidade de Reading
Imagem: Flickr/ Joyce&Steve

Comments are closed.