Press "Enter" to skip to content

Estudo registra aceleração no aumento do nível do mar

FAQ 5.1 Figure 1

Uma das influências do aquecimento global sobre o sistema climático diz respeito ao nível do mar. Ao longo do século XX, o nível do mar subiu aproximadamente 20 cm. O Paintel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC, na sigla em inglês – projeta um aumento do nível do mar entre 0,20 e 0,50 metros para o ano de 2.100, em relação ao nível médio do período 1980-1999 (na gráfico acima, do IPCC, as projeções estão em azul e os níveis registrados por instrumentos estão em vermelho).

Estudo recente publicado no jornal científico Nature Climate Change mostra que a taxa de aumento do nível do mar está se acelerando. Os cientistas revisaram os dados obtidos por meio de satélites, observando que os levantamentos feitos durante a década de 1990 estavam superestimados.

Corrigindo a série histórica de dados, os cientistas registraram que a taxa anual de aumento do nível do mar passou de aproximadamente 2,2 mm em 1993 para 3,3 mm em 2014, um salto de 50% em uma década. Isso significaria um aumento de 0.33 metros em cem anos, número que soa conservador uma vez que a expectativa é de que o ritmo de aumento do nível do mar continue acelerando ao longo do século XXI.

De acordo com o estudo, em 1993 o derretimento da calota polar da Groenlândia respondia por cerca de 5% do aumento do nível do mar, passando a contribuir com 25% em 2014. Outras fontes foram a expansão térmica dos oceanos, as geleiras continentais e a calota polar da Antártica.

Os cientistas ressaltam que os resultados alertam para “a importância e urgência em mitigar as mudanças climáticas e formular planos de adaptações de áreas costeiras para diminuir os impactos do aumento do nível do mar”.

Mais informações: The increasing rate of global mean sea-level rise during 1993–2014

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *