Press "Enter" to skip to content

A dependência de combustíveis fósseis

FFuel

Está o mundo se movendo em direção ao fim do consumo de combustíveis fósseis? O jornalista Barry Saxifrage, do website jornalístico National Observer, do Canadá, decidiu investigar. Para isso, utilizou dados do último relatório estatístico da companhia British Petroleum – BP, intitulado “BP revisão estatística da energia mundial“, uma das maiores referências de dados estatísticos do setor energético internacional.

Combinando os dados do relatório, o jornalista produziu um conjunto de gráficos retratando a relação do setor energético mundial com os combustíveis fósseis. O primeiro deles (apresentado acima) reúne a quantidade de energia consumida no mundo proveniente de combustíveis fósseis no período entre 1990 e 2016. Não há nenhum sinal de retração, pelo contrário, em 2016 um novo recorde de consumo foi batido.

Esse aumento está relacionado com o papel central dos combustíveis fósseis na geração de energia das sociedades modernas. Isso fica claro no gráfico a seguir, mostrando que os combustíveis fósseis continuam respondendo por mais de 85% de toda a energia produzida mundialmente.

FFuel 2.png

Para ilustrar o nível de investimentos em energias renováveis, e como ele se compara com os combustíveis fósseis, o jornalista analisou o crescimento no consumo de energia nos últimos cinco anos. O que os dados mostram – no gráfico abaixo – é que óleo e gás permanecem como as fontes majoritárias, apresentam taxas de aumento muito superiores às energias renováveis, e seu consumo tem se acelerado nos últimos anos.

FFuel 3.png

O que se pode concluir é que até o momento não tem ocorrido nenhuma mitigação efetiva das emissões de gases de efeito estufa provenientes de combustíveis fósseis. Isso se reflete nas concentrações atmosféricas de CO2. Observou-se um aumento recorde da concentração de CO2 nos anos de 2015 e 2016, ilustrado pelas barras laranjas do primeiro gráfico a seguir. Ao mesmo tempo, permanece inalterado a tendência de aceleração dos níveis de CO2 na atmosfera, como apresentado no último gráfico. O mundo caminha em direção aos cenários mais severos de mudanças climáticas.

FFuel 4.png FFuel 5.png

Mais informações: These ‘missing charts’ may change the way you think about fossil fuel addiction

Comments are closed.