Press "Enter" to skip to content

Aquecimento global explicado

Produzido pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, a série “UFSC Explica” discute assuntos diversos a partir do ponto de vista acadêmico, com a participação de pesquisadores da instituição.

O episódio acima trata do aquecimento global e das mudanças climáticas. O aquecimento global é definido como o aumento da temperatura média global observado desde a Revolução Industrial, mas em especial a partir da segunda metade do século passado.

O aumento observado na temperatura média global é um dos indicadores de que o sistema climático terrestre está acumulando energia. Os fatores que influenciam o sistema climático e podem levar a alterações da temperatura global – como a radiação solar, a variabilidade interna, ou os gases de efeito estufa – são conhecidas e foram investigados pela ciência.

A pesquisa científica mostrou que o aquecimento atual se deve ao crescimento das concentrações atmosféricas dos gases de efeito estufa – como o dióxido de carbono, CO2, e o metano, CH4. A maior concentração atmosférica provoca uma intensificação do efeito estufa, que diz respeito à capacidade da atmosfera em reter calor.

Por sua vez, o crescimento das concentrações atmosféricas resulta de atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis, tais como derivados de petróleo e gás natural, e mudanças no uso da terra.

E o Brasil? Dirigido por um novo governo negacionista, que difunde a desinformação sobre o tema, o país vai ficar, mais uma vez, para trás.

Fonte: TV UFSC

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: