Press "Enter" to skip to content

Climate lab: combatendo o aquecimento global e o desperdício de alimentos

Produzido pela Universidade da Califórnia em parceria com o canal de comunicação Vox, ambos dos Estados Unidos, a série ‘Climate Lab’ aborda as mudanças climáticas e o trabalho desenvolvido na universidade para a mitigação. O episódio selecionado acima trata da relação entre o desperdício de comida e as emissões de gases de efeito estufa.

O vídeo traz os números do desperdício nos Estados Unidos. Aproximadamente 40% de toda a produção de alimentos do país sequer é consumida, indo direto para o lixo. Em todo o mundo, cerca de um terço do total de alimentos produzidos se perde ou é desperdiçado. Estima-se que 45% dos tubérculos, raízes, frutas e vegetais são desperdiçados, 35% dos peixes e dos frutos do mar, 30% dos cereais, 20% da carne e do leite e seus derivados.

Inúmeros insumos, como petróleo e água, são utilizados na produção, transporte e refrigeração de alimentos, e sua decomposição gera o gás metano. Dessa forma, as emissões totais de gases de efeito estufa do setor são significativas. De acordo com o vídeo, se o desperdício mundial de alimentos fosse um país, ele seria o terceiro maior emissor de gases de efeito estufa.

Fonte: Universidade da Califórnia e FAO

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: