Press "Enter" to skip to content

Amazônia, fertilização do CO2 e mudanças climáticas

O programa ‘Desafio Serrapilheira’, da instituição privada sem fins lucrativos de mesmo nome, constitui uma série de vídeos nos quais jovens cientistas brasileiros são convidados a apresentar a pesquisa que realizam.

A ideia é fazer com que os cientistas se comuniquem para um entre três perfis diferentes de público: uma criança de 10 anos, um universitário e um especialista da área. A proposta é promover a divulgação das atividades científicas brasileira.

O episódio acima traz o ecólogo David Lapola, da Universidade Estadual de Campinas. Ele desenvolve pesquisa a respeito dos efeitos da fertilização do CO2 e das mudanças climáticas sobre a Amazônia, entre os quais a possibilidade de colapso súbito da floresta.

Segundo o pesquisador, existe a hipótese de que a floresta amazônica poderia sofrer um colapso súbito em resposta à mudanças climáticas extremas. Por outro lado, o aumento das concentrações atmosféricas de dióxido de carbono – CO2 – pode exercer um efeito benéfico sobre as árvores, conhecido como fertilização do CO2.

Para entender melhor a resposta da floresta ao aumento do CO2 atmosférico, o trabalho do pesquisador incluirá a manipulação de porções da floresta amazônica. Por meio de torres que emitem CO2, trechos da floresta serão submetidos à concentrações mais elevadas do gás.

Dessa forma, será possível avaliar a resposta das árvores às novas condições ambientais. Isso permitirá aprimorar as projeções do futuro da floresta em cenários de aquecimento global.

Fonte: Instituto Serrapilheira

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: