Press "Enter" to skip to content

Agricultura, pecuária e aquecimento global

O programa ‘Desafio Serrapilheira’, da instituição privada sem fins lucrativos de mesmo nome, constitui uma série de vídeos nos quais jovens cientistas brasileiros são convidados a apresentar a pesquisa que realizam.

A ideia é fazer com que os cientistas se comuniquem para um entre três perfis diferentes de público: uma criança de 10 anos, um universitário e um especialista da área. A proposta é promover a divulgação das atividades científicas brasileira.

No episódio acima, a climatologista Renata dos Santos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ -, aborda o trabalho que desenvolve de avaliação das queimadas e como elas contribuem para o aquecimento global.

Com base em dados de satélite, a cientista utiliza algoritmos para mapear áreas queimadas e verificar os impactos na vegetação. As atividades humanas da agricultura e da pecuária utilizam o fogo como forma de manejo da terra, alterando o regime de fogo natural do Cerrado e da Amazônia e levando à emissões de gases de efeito estufa.

O levantamento de dados permite identificar os atores envolvidos na utilização de fogo. Dessa forma, é possível planejar políticas públicas de mitigação para reduzir as emissões e a degradação do meio ambiente.

Fonte: Instituto Serrapilheira

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: