Press "Enter" to skip to content

Adaptação baseada na natureza

A natureza pode ser um importante aliado para a mitigação do aquecimento global e para a adaptação às futuras mudanças climáticas. É o que afirma a Iniciativa para Soluções Baseadas na Natureza, ligada ao departamento de zoologia da Universidade de Oxford, no Reino Unido, no vídeo acima (em inglês).

Entre exemplos de soluções baseadas na natureza, inclui-se a restauração de ecossistemas costeiros contra tempestades e erosão costeira, o agroflorestamento, e a recomposição florestal em bacias hidrográficas para promover a gestão das águas e evitar inundações e deslizamentos de terra.

Uma das principais vantagens das soluções baseadas na natureza é que elas usualmente apresentam custos menores e baixos riscos, se comparadas com outras opções. 

Todavia, esse tipo de método ainda recebe pouco financiamento e não tem sido amplamente adotado. Entre outros motivos, falta um entendimento entre as empresas e os governos que as sociedades dependem fundamentalmente da natureza, em especial sob um contexto de aquecimento global.

Fonte: Weadapt

%d blogueiros gostam disto: