Press "Enter" to skip to content

A Amazônia e as mudanças climáticas

Produzido pelo serviço de aprendizado de inglês da rede de televisão BBC, do Reino Unido, o vídeo acima apresenta uma reportagem sobre a relação entre a Amazônia e as mudanças climáticas.

A reportagem reúne o aprendizado da língua inglesa e o tema relacionado à Amazônia, introduzindo as expressões adotadas pela ciência para tratar do assunto. Ela aborda uma pesquisa no qual folhas da floresta tropical são coletadas para análise por pesquisadores.

A pesquisa, que teve início há mais de dez anos, levanta informações sobre o crescimento das árvores e suas interações com o clima.  Em particular, o sequestro de dióxido de carbono – CO2 – da atmosfera.

O CO2 é o principal gás de efeito estufa. O aumento de suas concentrações atmosféricas tem intensificado o efeito estufa, provocando o aquecimento global.

A floresta tropical amazônica retarda esse processo de aquecimento, uma vez que ela retira da atmosfera parte do CO2 emitido pelas atividades humanas. Segundo a reportagem, estima-se que o estoque de carbono da Amazônia corresponda a um século de emissões em todo o continente americano.

Mas o auxílio da floresta em frear o aquecimento global está em risco por causa do desmatamento. Em especial a partir de 2019, quando o novo governo brasileiro se posicionou a favor da exploração da Amazônia, levando as taxas de desmatamento na região a subirem acentuadamente.

E não há como substituir a floresta amazônica. A derrubada significa acabar com a floresta para sempre.

Fonte: BBC Learning English

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: