Press "Enter" to skip to content

A acidificação do oceano ameaça os corais

Não é somente o aquecimento global que coloca em risco os recifes de coral de todo o mundo. A acidificação das águas dos oceanos também ameaça a sobrevivência dos corais, revelou estudo de um grupo internacional de pesquisadores.

Os oceanos absorvem parte do dióxido de carbono – CO2 -, principal gás do efeito estufa, emitido pelas atividades humanas. Em consequência, observa-se a acidificação das águas, o que coloca em risco organismos marinhos de estrutura calcária como os recifes de coral.

A acidificação da água traz consigo maior corrosão das estruturas calcárias, o que pode comprometer a formação de corais. Todavia, segundo o estudo, poucas avaliações haviam explorado os possíveis impactos de longo prazo da acidificação.

O estudo investigou se os corais tem o potencial de se aclimatar à níveis mais altos de acidez. Para tanto, explorou como a acidificação da água interferiria na química do fluido calcificante, substância sintetizada pelos corais para a construção de suas estruturas calcárias.

Os pesquisadores submeteram quatro espécies de coral e duas espécies de algas coralinas – que compões os recifes – a um experimento de laboratório com um ano de duração. Eles expuseram as espécies a quatro níveis diferentes de acidez da água marinha.

Nenhum dos exemplares mostrou evidências de aclimatação aos níveis mais elevados da água. Por outro lado, verificaram-se efeitos negativos da acidificação na química do fluido calcificante, rápidos e persistentes. Os efeitos negativos duraram até o final do experimento.

De acordo com os pesquisadores, os resultados confirmam pesquisas anteriores. Além do impacto trazido pelo aquecimento global, particularmente através do aumento da temperatura da água, a acidificação representa outra séria ameaça à sobrevivência dos recifes de coral.

Existem outras espécies de coral conhecidas pela resiliência à acidez. Em um futuro de continuada acidificação do oceano, tais espécies sairão favorecidas frente as demais. A composição e a função ecológica dos corais no futuro breve poderá ser profundamente alterada.

Fonte: ARC Centro de Excelência no Estudo de Recifes de Coral
Mais informações: Comeau S, Cornwall C, DeCarlo T, Doo S, Carpenter R, McCulloch M (2019). ‘Resistance to ocean acidification in coral reef taxa is not gained by acclimatization’. Nature Climate Change.
Imagem: Unsplash/ Logan Lambert

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: