Press "Enter" to skip to content

Nuvens e sua influência no clima

Max Planck é a organização de pesquisa científica mais bem sucedida da Alemanha. Criada em 1948, publica anualmente mais de 15.000 artigos científicos sobre diversas áreas do conhecimento. Uma delas é a climatologia e o estudo das consequências do aquecimento global.

O vídeo acima (em inglês) apresenta o estudo sobre o papel das nuvens no clima e no aquecimento futuro. Por suas características dinâmicas, há ainda grande incerteza a respeito da resposta da formação das nuvens ao aumento das temperaturas, consequentemente também sobre sua influência sobre o sistema climático. Elas podem minimizar o aquecimento ou podem amplificá-lo.

Com o auxílio de um modelo computacional do clima, uma equipe de cientistas do Instituto Max Planck de Meteorologia se dedica a avaliar como a formação de nuvens do tipo cumulus, comuns na região dos trópicos, em especial sobre os oceanos, poderá ser afetada em um cenário futuro de maiores temperaturas. A partir de observações e coletas de dados realizada na ilha de Barbados, eles simularam as influências sobre esse tipo de nuvem e a interferência sobre o sistema climático.

Fonte: Instituto Max Planck de Meteorologia

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: