Press "Enter" to skip to content

5 cartogramas sobre o aquecimento global

Em geral, o aquecimento global é apresentado por meio de mapas da temperatura média do planeta. Mas um pesquisador alemão sugeriu uma outra forma de visualização, através do uso de cartogramas.

Ao contrário dos mapas cartográficos mundiais, em um cartograma as áreas dos países ou regiões são alteradas de modo proporcional à característica que se busca retratar.

Por exemplo, um cartograma da população mundial mostraria a área da Índia bem superior à área da Rússia, porque a população indiana é bem superior à população russa. Mas a Rússia é um país muito mais extenso em área do que a Índia.

Ao distorcer os mapas dos países, levando-se em conta a população, o pesquisador pretendia tornar mais fácil a visualização dos impactos e riscos das mudanças climáticas. A partir de um software informação geográfica – GIS -, ele criou cinco cartogramas. Eles podem ser visualizados a seguir.

1. Cartograma populacao e vulnerabilidade

Cartograma população e vulnerabilidade

Cartograma com os riscos de diminuição da disponibilidade de água subterrânea com as mudanças climáticas. As cores indicam as áreas de maior risco. O cartograma foi distorcido de forma a representar as populações nacionais.

2. Cartograma PIB

Cartograma PIB

Cartograma representando o Produto Interno Bruto de cada país.

3. Cartograma CO2 2010

Cartograma emissões co2

Cartograma representando as emissões de dióxido de carbono – CO2 – em 2010 de cada país.

4. Cartograma CO2 acumulado

Cartograma co2 acumulado

Cartograma representando as emissões cumulativas de dióxido de carbono – CO2 – de cada país. Foram consideradas as emissões do período pré-industrial até o ano de 2010.

5. Cartograma população

Cartograma população

Cartograma representando a população nacional de cada país em 2010.

Fonte: AGU/ Petra Döll
Imagem: Unsplash/ Sara Riaño

%d blogueiros gostam disto: