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Alternativas para reduzir as emissões do transporte

Políticas de incentivo à eficiência energética e à inovação tecnológica podem levar à descarbonização do setor de transportes e contribuir para a mitigação do aquecimento global. As medidas de maior potencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa do setor incluem o desenvolvimento de veículos elétricos, do transporte público e o aumento da taxa de ocupação dos carros, indica estudo de pesquisadores da Áustria e do Japão.

De acordo com o estudo, o setor de transporte responde por aproximadamente 25% das emissões globais de dióxido de carbono – CO2. Para alcançar as metas do acordo climático de Paris, o setor precisará eliminar suas emissões. Essa tarefa deverá acontecer ao mesmo tempo em que se registra um crescimento contínuo da atividade de passageiros e carga.

O objetivo do estudo foi investigar a interação entre políticas, a dinâmica global de transporte, o potencial de mitigação e os custos. Considerou-se um cenário no qual o aquecimento se limita a menos de 2°C e outro no qual o aquecimento fica em 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

A simulação dos modelos sugere que políticas direcionadas à melhoria tecnológica e à mudanças comportamentais influenciam o consumo global de energia e as emissões do setor de transporte. Integrando políticas de transporte e um imposto de carbono, seria viável reduzir as emissões cumulativas do setor em 46% para o cenário de 2°C, e em 54% para 1,5°C.

Todavia, as transformações do setor de transporte se caracterizam pelo longo prazo de implantação e por profundas mudanças nos sistemas de energia, infraestrutura e macroeconomia nacionais. Dessa forma, o estudo recomenda que transformações sociais complementem as políticas direcionadas ao transporte.

Um exemplo de transformação social é a reorganização urbana, de modo a reduzir as emissões de carbono pelas cidades.

Apesar das limitações da metodologia, os pesquisadores ressaltaram que há uma série de ações políticas disponíveis para auxiliar na redução das emissões do setor de transporte. Elas podem ser eficazes especialmente no que diz respeito aos carros.

Mais informações: The contribution of transport policies to the mitigation potential and cost of 2 °C and 1.5 °C goals
Imagem: Unsplash/ Nick Fewings

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