Press "Enter" to skip to content

Temperatura deve variar mais devido ao aquecimento

O aquecimento global poderá aumentar a variabilidade diária da temperatura nos países tropicais. Essa é a conclusão de estudo de cientistas da França, Holanda e Reino Unido. A alteração tem o potencial de trazer inúmeros impactos, sendo a Amazônia uma das principais áreas potencialmente afetadas.

De acordo com o estudo, as consequências do aquecimento global se farão sentir não apenas nas condições médias, mas também no modo e intensidade da variação do Tempo. Flutuações de temperatura prejudicam a agricultura e a economia. Eventos extremos trazem impactos sobre os sistemas biológicos e sociais.

Os cientistas investigaram as mudanças no desvio padrão de anomalias da temperatura mensal em escala local, projetadas por um conjunto de simulações de modelos climáticos. Os modelos reproduziram a série histórica de dados entre 1850 e o presente, bem como incluíram projeções de um cenário de altas emissões até 2100.

Nos trópicos e subtrópicos, as regiões que registraram um aumento do desvio padrão, indicando maior variabilidade da temperatura, foram a Amazônia, a África do Sul, a Austrália, o Sahel, a Península Arábica, a Índia e o Sudeste Asiático.

Durante o verão do hemisfério norte, os modelos apontaram grandes aumentos na Europa, na América do Norte e perto da costa do Ártico. Em todas as outras estações, a variabilidade da temperatura nas latitudes médias do hemisfério norte diminuiu.

Em termos relativos, as maiores mudanças projetadas pelos modelos ocorreriam na Amazônia e na África do Sul, especialmente durante a primavera e o verão. Apesar das incertezas quanto à magnitude, o estudo estimou que, para cada grau de aquecimento global, o aumento no desvio padrão da temperatura subiria em cerca de 15% na Amazônia, na África do Sul e na costa do Ártico durante o verão.

Na zonas subtropicais do hemisfério norte, o aumento seria de 1o%. Em geral, nas latitudes médias e altas, a variação da temperatura tenderá a diminuir.

A variação da temperatura no hemisfério sul estaria associada à maior perda de umidade dos solos, causada pelo aquecimento. Nos subtrópicos do hemisfério norte, o fator seria uma maior variabilidade da circulação atmosférica.

Os cientistas apontaram que o aumento na amplitude da variação da temperatura se concentrarão em países em desenvolvimento. Com isso,  possíveis impactos sociais, econômicos e ecológicos se concentrarão nesses países, contribuindo para o aumento da desigualdade.

Fonte: Science
Imagem: 

%d blogueiros gostam disto: