Press "Enter" to skip to content

Efeitos do aquecimento sobre o tamanho dos peixes

Alterações futuras causadas pelas mudanças climáticas podem fazer com que a proporção de peixes grandes diminua no Mar do Norte. A redução no porte dos peixes tornaria inviável a prática da pesca industrial nos moldes atuais, aponta estudo de pesquisadores do Reino Unido.

Fatores ambientais estão intimamente ligados ao desenvolvimento dos peixes. Espera-se que o aquecimento global interfira nas condições ambientais e, portanto, no estágio de crescimento. A expectativa é de que o aumento da temperatura leva a uma redução do tamanho das espécies.

Algumas pesquisas sugeriram que espécies chave do Mar do Norte já estão sofrendo a influência do aquecimento das águas.

O tamanho também é um indicador central para a indústria da pesca. Ele é utilizado no estudo e manejo das comunidades exploradas pela pesca. Por meio dele se caracteriza a biomassa de peixes, estabelecendo-se cotas ou limites para a captura pelos pescadores.

O estudo investigou as possíveis influências de alterações do clima em um indicador de tamanho dos peixes do Mar do Norte. A partir de modelos computacionais, os pesquisadores simularam condições futuras do ambiente e de aspectos biológicos da comunidade de peixes.

Os resultados indicaram que o aumento da temperatura e a acidificação das águas trariam significativas consequências para os estoques de peixes. O tamanho dos peixes diminuiria. Em algumas regiões, em comparação com a situação atual, poderia ocorrer uma redução de até 60% na proporção de peixes grandes.

As regulações da indústria pesqueira se baseiam em pareceres científicos. Todavia, os pesquisadores ressaltam que os potenciais impactos das mudanças climáticas não são apropriadamente considerados. Eles recomendam que as políticas de manejo incluam projeções de possíveis impactos futuros e metas de longo prazo.

As políticas da pesca também se beneficiariam com o monitoramento das mudanças do clima, de fatores ambientais e humanos. Assim será possível compreender e gerenciar melhor as diferentes pressões sobre os ecossistemas marinhos.

Fonte: Plymouth Marine Laboratory
Mais informações: Climate change alters fish community size‐structure, requiring adaptive policy targets
Imagem: figura 2 do estudo – evolução do tamanho dos peixes capturados entre 1982 e 2014 no Mar do Norte

%d blogueiros gostam disto: