Press "Enter" to skip to content

Imagem das Maldivas, ameaçada pelo nível do mar

Localizada no Oceano Índico, no sudoeste da Índia, a República das Maldivas é um país formado por um conjunto de 1.190 ilhas. A imagem acima mostra a capital, Malé, que possui 2,2 quilômetros quadrados e onde vivem mais de 100.000 pessoas.

A topografia das Maldivas é praticamente plana. A altitude máxima no país é de somente 3 metros, sendo que 80% da superfície fica a menos de 1 metro acima do nível médio do mar. 

É um dos países mais ameaçados pelas consequências do aquecimento global. Desde a década de 1950, o nível do mar na região sobe entre 0,8mm e 1,6mm por ano.

Em um cenário de médias emissões, projeções sugerem que o nível médio do mar na região das Maldivas subirá cerca de 50cm até 2100. O país perderia por volta de 77% da terra para o mar até o fim do século. Seria literalmente riscado do mapa.

Além da interferência direta sobre residências e indústrias, o aumento do nível do mar traz consigo outros graves impactos. Um deles diz respeito ao crescimento da frequência e intensidade de inundações costeiras provocadas por tempestades.

Outro impacto é a infiltração de água salgada terra adentro. Isso pode comprometer os solos ou contaminar as esparsas fontes subterrâneas de água potável.

A República das Maldivas constitui um exemplo dos pequenos países insulares ameaçados pelo aquecimento global. A existência desses países está em risco.

Fonte: Union of Concerned Scientists
Imagem: Flickr/ Jonybraker

One Comment

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: