Press "Enter" to skip to content

Mapa mundial da pegada ecológica

A organização não governamental Global Footprint Network produz informações sobre a pegada ecológica. De acordo com a ONG, todos os anos as sociedades consomem materiais e serviços naturais em uma quantidade maior do que a capacidade da natureza em se regenerar.

A pegada ecológica serve para indicar se indivíduos, empresas, instituições ou países consomem mais do que o suportado pela natureza. A proposta é promover a conscientização sobre os recursos limitados nos quais as sociedades estão baseadas, de forma a fomentar sua melhor gestão, reduzindo riscos econômicos e melhorando o bem-estar.

O mapa mundial acima traz a indicação do déficit ou superávit ecológico dos os países. O déficit (mostrado na cor vermelha) foi identificado quando a pegada ecológica da população excede a capacidade biológica da área do país em prover os materiais e serviços consumidos anualmente. Países com déficit ecológico importam materiais e serviços naturais através do comércio. Existe um superávit ecológico (mostrado na cor verde) quando a capacidade biológica da área do país é maior do que a pegada ecológica da população.

Fonte: Global Footprint Network

Informações científicas e recursos audiovisuais sobre o aquecimento global, o efeito estufa e as mudanças climáticas
%d blogueiros gostam disto: